Pular para o conteúdo
Anúncios


Como Consultar com segurança o FGTS 2020

O governo, tem divulgado a LIBERAÇÃO DA CONTA ATIVA DO FUNDO DE GARANTIA, com fundo emergancial, restrito atualmente a apenas alguns casos, como por exemplo uma demissão do trabalhador sem justa causa tudo isso com a intenção de injetar um estimulo na economia aquecendo o mercado .

Dessa forma é importante você já se antecipar e saber quando e onde você ira poder fazer a verificação e saque do seu fundo de garantia caso assim desejar, e assim evitar surpresas e eventuais oportunistas que queiram se beneficiar através de meios fraudulentos.

Entenda;

Quem tem direito ao FGTS?

Para se ter direito ao FGTS em primeiro lugar deve-se que é preciso ter carteira de trabalho (CTPS) assinada e estar em conformidade com as leis trabalhistas. O Benefício também é valido para os trabalhadores da zona rural, ou seja o trabalhador rural.

E como funciona o sistema de FGTS?

O fundo de garantia funciona da seguinte maneira:

–  O empregador faz um deposito de 8% do salário pago ao empregado, todo mês na conta vinculada ao FGTS do trabalhador, esse deposito pode ser feito até o dia sete de cada mês.

E como Consultar meu FGTS

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos!

Bom o Fundo de Garantia por tempo de serviço (FGTS) pode ser consultado diretamente na agencia da Caixa ou via internet, bastando ter os requisitos para se beneficiar do fundo de garantia. Listamos abaixo mais detalhadamente opções para consulta veja:

Através da internet

Como primeira opção, que se apresenta como uma forma mais prática onde se  pode consultar seu FGTS é através do site oficial, www.caixa.gov.br, depois basta preencher os campos com o número do CPF e sua senha.

Importante : Por se tratar de meio online certifique-se que o site é realmente o site oficial e que contenha selo de segurança representado no canto esquerdo da tela por um cadeado, certificado (SSL).

Pessoalmente indo a uma Agências Bancarias

Você também tem a opção de ir até uma agência ou representante bancário (lotéricas) mais próxima da sua casa, e solicitar a consulta. Lembre-se é preciso estar com os seguintes documentos em mãos: RG ou equivalente (CNH), CPF, Cartão Cidadão e o número do PIS

Você sabia?

A Caixa Econômica também envia o extrato do seu FGTS, para o endereço cadastrado no banco quando você abrir uma conta, caso assim desejar  você pode acompanhar os valores do seu fundo de garantia.

Consulta através do Telefone

Você pode ligar para a central de atendimento da Caixa Econômica através deste número: 0800 726 0207. O horário de funcionamento é 24hrs, de segunda á sexta.

Através de Aplicativos

Há ainda uma opção bastante pratica que é através do aplicativo do FGTS que pode ser baixado em sistemas Androids, IOS ou Windows.

Dica!

Procure sempre pelo aplicativo oficial, que tenha o nome da Caixa Econômica, e certifique-se antes de inserir dados pessoais!

Atenção!

Se por acaso o trabalhador venha ser demitido sem justa causa, poderá receber o valor do FGTS acrescentado de uma multa referente a 40% do valor do FGTS que está na sua conta.

Mas saiba que apenas o empregador tem acesso a conta da Caixa onde está sendo depositado o valor do seu FGTS, limitando o empregado a apenas acompanhar os depósitos mas não movimenta-la.

O fundo de garantia é obrigatório. O empregador deve fazer o deposito na conta vinculada ao FGTS, sem desconto no salário do empregado, assim fique sempre atento as datas de pagamento, para que você saiba quando receber o seu fundo de garantia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *