Visando constante aprimoramento e buscando inserir mais tecnologia nos processos burocráticos de documentação, o Governo Federal criou o Novo RG Digital.O documento virtual traz a promessa de mais segurança e praticidade na vida dos cidadãos, e já está disponível para utilização, bastando solicitar.
“O novo documento já está valendo em todo o Brasil e está disponível nas versões física e online. Confira!”
A Inovação digital chegou para as documentações dos cidadãos brasileiros, o novo RG digital que passa a valer em todo o Brasil. No início de março, o Governo Federal anunciou a criação de um novo modelo de carteira de identidade digital online.
A versão nova do documento já está disponível para solicitação por meio da internet, e coloca um prazo e validade sobre a versão física da carteira atual.
Segundo o próprio governo, o objetivo da criação do novo RG digital é trazer desburocratização ao processo de emissão do documento, buscando ainda implementar novas tecnologias na identificação dos cidadãos brasileiros.

Com o novo registro digital, ficam unificados o RG e CPF do cidadão, proporcionando uma malha a mais de segurança contra possíveis falsificações e golpes.
Há diferença entre o novo RG digital e o Atual RG físico?
Respondendo a essa , saiba que ele funciona de forma estritamente digital, com uma numeração única que funciona para autenticar o registro do cidadão.
Nesse sentido, será incluído um QR Code no documento para verificações na forma offline. Assim, o titular não precisa estar conectado à internet ao apresentar o RG.
No Brasil o número de RG é diferente entre os Estados. Contudo, com a nova tecnologia, a forma de emissão será unificada um documento valido em todo País. Dessa forma o risco no roubo de dados será diminuído e assim evita-se que estelionatários solicitem mais de um documento em diferentes regiões.
Existe emissão da versão física do novo RG?
A resposta é SIM! Porem para solicitar o documento físico deve-se comparecer à Secretaria de Segurança Pública do Estado em que o titular mora.
De acordo com informações do governo, todas as unidades em território nacional, já estão preparadas e receberam orientações sobre as mudanças e estão aptas a emitir o RG Digital.

Assim, você deve ir até ao posto de atendimento, que em São Paulo por exemplo é o Poupa Tempo, com a certidão de nascimento ou de casamento e entrar com o pedido.
A emissão do documento pode ser feita de duas formas: em um cartão plástico ou em um papel de segurança.
Além documento do físico, o titular também tem acesso à versão digital através da plataforma oficial do governo, o GovBr.
LEIA TAMBÉM:
Assim, se o solicitante não dispor de um número válido de CPF no ato do pedido, a Secretaria de Segurança se encarrega de gerar o documento na mesma hora para incluir no novo RG Digital.
E finalizando em suma, caso você tenha se interessado pelo novo formato de registro geral (RG) , saiba que já esta disponível e pode ser solicitado pelos canais oficiais do governo do seu estado.