Quem não possui uma casa própria, como alternativa, se sujeita a pagar aluguel, pois atualmente os programas de governo não tem atendido a todos e o preço dos imóveis estão bem altos.
Diante desse cenário apresentado acima, queremos lhe apresentar como sugestão uma forma de aquisição que poderá realizar seu sonho de ter a casa própria fique conosco até o final deste artigo e verá que esta dica vai valer a pena.
Prestação de Aluguel vira prestação de financiamento
O dinheiro empregado nas parcelas de aluguel é um dinheiro sem retorno, claro que esta proporcionando moradia temporária, mas convenhamos é uma forma precária, que a qualquer hora ao termino do contrato pode não ser renovado e então todo o investimento fica ali no imóvel para o propietário. Contudo esse dinheiro ao invés de ser usado em pagamento de aluguel pode ser usado para pagar o financiamento de imóvel que você já poderá chamar de seu.
Como funciona o financiamento de imóvel
Funciona da seguinte maneira, o banco será o responsável na verdade pela transação comercial com o proprietário do imóvel a venda, seja um particular ou então uma incorporadora.

O Banco irá pagar o imóvel e você irá se tornar devedor do banco, mas com o imóvel alienado a você, ou seja, você terá posse e propriedade do imóvel, mas com reservas, terá condições para aquisição completa no futuro que é de saldar toda a divida do financiamento.
Geralmente funciona assim, ao procurar o financiamento parte dela inicialmente deve ser paga a vista, ou seja uma entrada e demais será determinada em acordo com os planos oferecidos pelo banco que esta financiando o imóvel.
Taxas e Juros
Para conceder o financiamento o banco irá cobrar juros e taxas, com isso você irá pagar o valor do imóvel mais taxas e juros , ou seja uma porcentagem tendo como referencia o valor total do imóvel.
Prazos

O financiamento de imóvel de praxe é oferecido prazos longos dividido em várias parcelas geralmente chegando a 35 anos para saldar a divida.
Como financiar um imóvel
Primeiramente escolha o imóvel de seu gosto levando em conta sua possibilidade financeira para a entrada e pagamento das parcelas, feito isso vá a um banco de sua preferência que ofereça taxas e juros melhores que os da concorrência e faça uma simulação para ter ideia dos valores e poder propor negociação.
A simulação pode ser feita de forma online também disponível em todos os portais na internet de bancos que oferecem o serviço de financiamento de imóveis.
Com isso também já será realizada a aprovação do pré-cadastro ou não , quando então nesse caso será orientado quanto ao que deve ser ajustado para conseguir o financiamento.
Modalidades de financiamento
Ao fazer a simulação de um financiamento de imóvel diretamente na agencia ou de forma online haverá duas opções, uma conhecida como Price, com parcelas em valor fixo, e a forma SAC,com parcelas que diminuem com o tempo, ambas oferecidas de forma a se adequar a qualquer perfil de cliente.
Geralmente as instituições trabalham com as duas formas de opções, possibilitando assim a escolha do cliente, contudo algumas instituições trabalham apenas com apenas uma das duas modalidades.
Calculando o valor do financiamento do imóvel
O banco irá liberar um valor total para pagar o imóvel ao proprietário, esse valor como já falado anteriormente levará em conta o preço do imóvel, havendo variação de preço levando em conta se novo ou usado e também a localização do imóvel.
As parcelas a serem pagas são determinadas de acordo com o tempo de pagamento que foi escolhido quando feito o contrato e modalidade de financiamento se na modalidade Price ou SAC.
Quanto ao valor de entrada
A entrada exigida geralmente corresponde a 10% do valor do imóvel, porem fazendo a simulação você verá que outros valores podem ser dados de entrada e isso refletirá nas parcelas que serão perceptivelmente menores conforme maior for a entrada.
Fica mais essa dica para você conseguir seu casa própria
Até a próxima.